Vereador faz ação pra tirar cidade de Mato Grosso do “mundo analógico”
- JLNoticias
- 15 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

O vereador João Lopes da Silva (Pode) de Paranatinga-MT, decidiu neste início de ano e legislatura ir além das reclamações formais, que alguns representantes públicos normalmente fazem, e tem colhido assinaturas na cidade por um abaixo-assinado em busca de uma melhor conexão pra telefonia móvel local.
Os detalhes da ação do parlamentar
Comunicador e ligado a direções de órgãos que representam os lojistas e demais empresários locais, João tem montado a estratégia inicial de buscar o diálogo com as empresas de telefonia com cobertura na cidade, como é o caso da VIVO e da TIM. A queixa é porque sequer a tecnologia 3G é alcançada na maioria dos celulares locais, mas cobram dos usuários até 4G.
“Aqui, infelizmente, a gente está ainda no tempo do ronca, no tempo do Ariri Pistola nessa questão de telefonia móvel em Paranatinga. Não existe nenhum investimento por parte de nenhuma empresa (telefonia)”, esbraveja.
Os prejuízos na educação, saúde e setores essenciais são vivenciados por quem trabalha nestes serviços essenciais, mas também pelos cidadãos que necessitam dos mesmos, segundo o parlamentar. Ele comenta ainda, que a pandemia criou uma necessidade maior de relacionamentos virtuais em negócios, o que não é possível se fazer com eficácia na cidade.
Deficiência tecnológica trava negócios
“As vendas hoje, a maioria também tem em redes sociais. Então, tem prejudicado muito a economia (a falta de internet móvel boa) (…) A gente vê propaganda aí de empresas de telefonia que falam que tem a maior cobertura, que tem isso, que tem aquilo, 4.5G, e isso a população de Paranatinga não recebe esses benefícios”, lamenta.
O vereador explica que se caso não se visualize uma ação concreta por parte das empresas em melhorar a cobertura na localidade, adiantou que buscará a bancada estadual, federal, a Anatel e meios jurídicos para solucionar o impasse.
“Se não resolver, a gente vai partir para outros meios aí com relação à Justiça, com relação a Anatel e com esse abaixo assinado que nós estamos colhendo assinaturas”, confirmou.

Comércio clama melhorias
A empresária, Melissa Bisco, recebeu o vereador em um dos seus estabelecimentos na cidade e mostrou apoio à causa. Segundo ela testemunhou, as palavras de João são verdadeiras no que tangem a prejuízos diários pela falta de conexão minimamente qualificada na cidade.
“Perdemos muito tempo com essa deficiência, essa realidade da internet, e com isso perdemos dinheiro, perde-se até negócio. Tudo é no WhatsApp, tudo é arquivo. Se o cliente quer um produto, ele já abaixa foto e manda pra você responder rápido e aí nós entramos na deficiência da internet”, exemplificou.
A empresária enfatiza que não economiza nos pacotes que contrata e que é uma cliente que constantemente está cobrando melhora das operadoras. “Nós pagamos os planos para ter uma internet, no caso eu pago a Vivo, eu tenho uma conta de telefone de mais de 500 reais pago esses planos porque a gente viaja bastante, mas aqui na cidade todo momento que eu preciso fico na mão”, finalizou.
Fonte NMT
Direto da redação do JL Notícias
Comentários