Reeducandos realizam produção de 1,2 mil abafadores para o Corpo de Bombeiros em Cuiabá
- JLNoticias
- 2 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) estão produzindo 1,2 mil abafadores sustentáveis que serão destinados aos brigadistas e moradores do campo para auxiliar no combate aos focos de incêndio em áreas rurais.
A ação conjunta é da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
O projeto foi idealizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural que estão fornecendo os materiais para fabricação das peças.
A produção está sendo realizada na marcenaria do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), unidade prisional de referência no estado em atividades laborais e educação. Em uma semana de trabalho, um grupo de 15 reeducandos já produziu cerca de 100 abafadores. Segundo o cronograma de trabalho, até o dia 9 de junho será entregue a primeira remessa de 200 peças.
O diretor do CRC Winkler de Freitas Teles, destaca que os reeducandos são beneficiados pelo trabalho executado, pois a cada três dias trabalhados eles são beneficiados com remissão de um dia de pena. Outro ganho proporcionado pela ação é a oportunidade de capacitação, pois esse público está se profissionalizando e adquirindo conhecimento oferecido pela nossa unidade. Todos os abafadores produzidos serão entregues aos brigadistas, proprietários rurais e comunidades localizadas em pontos estratégicos identificados pelo CBM como áreas estratégicas, classificadas como sensíveis para auxiliar no combate aos incêndios florestais durante o intenso período de estiagem no estado.
De acordo com as explicações do comandante da Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do BEA, 1° Tenente Isaac Wihby, parte do material utilizado na produção seria descartado no lixo, mas foi reaproveitado para produção dos abafadores.
A previsão de entrega da segunda remessa, 1 mil abafadores, será no dia 1ºde julho, início do período proibitivo de queimadas. Ao final da produção, a força-tarefa de trabalho dos reeducando terá produzido um total de 1,2 mil peças.
O supervisor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Natalino Viana, integrante do projeto e ligado ao produtor rural destacou que a parceria vai atender a grande demanda que o estado necessita.
O estado já decretou a antecipação do período proibitivo de queimadas na zona rural, conforme conta no decreto nº 938/2021 do Diário Oficial, publicado no dia 19 de abril. Toda essa ação faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2021), que faz parte da política pública do governo estadual como instrumento de resposta preventiva e eficaz no combate às queimadas.
Direto da redação do JL Notícias
Yorumlar