Primavera do Leste terá UTI Neonatal e atendimento oncológico
- JLNoticias
- 1 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

Primavera do Leste sempre se destacou na área da saúde.
Considerada um polo regional, a cidade nos últimos anos, evoluiu e disponibilizou inúmeros serviços não só para os moradores, mas para quem mora na região.
Hoje a população tem à disposição para atendimento médico a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, o Centro de Especialidades Médicas Osvaldo Cruz, o Centro de especialidades Odontológicas, a Farmácia Municipal, inúmeras Unidades de Estratégia de Saúde da Família - ESF espalhadas pelos bairros. Ainda conta também com o Centro de Reabilitação, Central de Regulação de Exames Eficiente, Clínica de Hemodiálise, UTI, sendo 30 destinados para pacientes Covid-19.
A cidade hoje é considerada um polo regional em saúde e além de inúmeras ações e estruturas para o desenvolvimento da saúde pública no município, Primavera do Leste também conta com unidades particulares, que investem no setor, pensando em reduzir distâncias para quem precisa de tratamento. E é da parceria entre a iniciativa privada e prefeitura municipal que vem mais uma boa notícia para a cidade.
Primavera passará a contar com 10 leitos de UTI Neonatal, sendo seis para atendimento via Sistema Único de Saúde- S.U.S e quatro particulares. O investimento será feito pelo Hospital e Maternidade São Lucas, e o anúncio foi feito pelo prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin, em um café da manhã com autoridades dos municípios vizinhos a cidade, na sexta-feira (28).
A inauguração está prevista para o próximo mês e, segundo o hospital, o município tem demanda para o atendimento, tendo em vista que pelo menos de duas a três crianças que nascem no hospital, precisam do atendimento especializado neonatal. Assim, Primavera do Leste caminha para se consolidar ainda mais como polo de saúde da microrregião, que engloba, Poxoréu, Paranatinga, Campo Verde, Santo Antônio do Leste, Novo São Joaquim entre outros.
De acordo com Bortolin, a UTI Neonatal, iniciará os atendimentos primeiramente voltados ao público particular e a ideia é conseguir junto ao governo do estado a habilitação para iniciar os atendimentos via SUS. Além disso, o gestor disse que tratativas para que atendimentos oncológicos possam ser realizados na cidade já estão encaminhadas também. “Vamos elaborar um documento que será encaminhado ao governador solicitando essa questão da UTI Neonatal, e também para que Primavera possa fazer atendimentos na área de câncer, ser referência no tratamento oncológico. Por isso peço a colaboração de todos vocês que compõe a microrregião”, ressaltou Bortolin.
Nelson Paim, presidente do consórcio regional de saúde e prefeito de Poxoréu, destacou a necessidade de os municípios começarem a se organizar a fim de criar uma microrregião em saúde, onde o polo seria em Primavera do Leste.
“Nós não podemos ficar toda vida dependendo da regional de Rondonópolis, temos que começar a pensar em encurtar caminhos para quem está doente. E nada melhor que centralizar os atendimentos em Primavera, uma cidade que está crescendo rapidamente e pode oferecer atendimento especializado”, frisou Paim.
O deputado federal Nery Gueller, destacou a importância da parceria público privada, e se comprometeu a levar as demandas ao governador do estado. “Vemos aqui, que quando há vontade política as coisas acontecem. Vou agendar com o governador de Mato Grosso, para fazer pessoalmente esse pedido para que esta UTI possa atender sistema SUS”.
Alexandre Lopes, prefeito de Campo Verde, disponibilizou também ao consórcio regional de saúde e aos prefeitos da região, o tomógrafo instalado em Campo Verde. “Quero disponibilizar aqui ao consórcio o tomógrafo de Campo Verde”, ponderou.
Assim Primavera do Leste, inicia mais um capítulo de desenvolvimento em saúde.
Fonte: CliqueF5
Direto da redação do JL Notícias
Comments