Primavera do Leste poderá ter mais 10 leitos de UTI Covid
- JLNoticias
- 10 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Mais leitos de UTI Covid poderão ser abertos em Primavera do Leste, a informação foi confirmada pelo prefeito Leonardo Bortolin que disse que o secretário de Saúde autorizou que fossem iniciadas as tratativas do município com o Hospital e Maternidade São Lucas.
Atualmente, 20 leitos de UTI Covid estão disponíveis na unidade para atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde, porém, com lotação de mais de 97% dos leitos em todo o estado, o Executivo Municipal procurou a Secretaria de Estado de Saúde – SES e solicitou a autorização.
De acordo com o prefeito, em uma longa conversa com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi autorizado que a prefeitura articulasse a possibilidade junto ao hospital. “Domingo a tarde (7), estive em conversa longamente com o secretário de estado, Gilberto, onde ele me autorizou uma conversa com o Hospital São Lucas na possibilidade de abertura de mais 10 leitos pra UTI Covid, então nós estamos nessa conversação”.
A informação da abertura de mais 10 leitos pactuados foi confirmada pela assessoria do Hospital e Maternidade São Lucas, porém ainda não há uma data para que entrem em funcionamento. Como os outros leitos existentes, estes serão custeados pelo estado até que sejam credenciados ao Ministério de Saúde.
Segundo ele, o que está certo é a abertura de novos leitos de enfermaria em parceria com o estado. “O que o município deve apresentar é uma ampliação dos leitos de enfermaria em parceria com o estado de Mato Grosso”, explicou. Ainda não está determinada a quantidade de leitos que serão abertos no município.
Nos últimos dias os quase 500 leitos de UTI Covid existentes no estado praticamente se esgotaram. A taxa de ocupação passou dos 97%, sobrando poucos leitos de retaguarda e já existe fila de pacientes aguardando. “Hoje, segunda-feira (8), nós temos 27 pessoas aguardando na Central de Regulação da região sul do estado e três são aqui de Primavera do Leste”, explicou Bortolin.
Segundo consta no Painel Covid da SES, nesta terça-feira (9), apenas 30 disponíveis no estado e a taxa de ocupação é de 96,47%. Em relação aos leitos pediátricos, existem apenas 12 no estado e metade estão ocupados. A taxa de ocupação de enfermaria chegou a 59%.
Fonte: CliqueF5
Direto da redação do JL Notícias
Коментарі