top of page

Prefeitura de Primavera do Leste realiza pregão para compra de Castra Móvel



Foi publicado em diário oficial que circulou no dia 25 de outubro, o resultado do julgamento do pregão 127/2021 - referente ao registro de preço para futura e eventual contratação de pessoa jurídica para fornecimento de uma unidade veterinária denominada Castra Móvel pela prefeitura de Primavera do Leste. A empresa vencedora, a Larys Trailers Ltda, foi escolhida pelo critério menor preço. O valor final foi de R$ 176.200,00 (cento e setenta e seis mil e duzentos reais).


O pregão foi homologado e o contrato encaminhado no dia 27 de outubro para a empresa vencedora, a qual tem cinco dias úteis para enviar à prefeitura assinado. Posteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde gera a ordem de serviço para a licitante começar a confeccionar o veículo. Conforme instrumento convocatório, anexo I “termo de referências” item 4.2, o produto deverá ser entregue no prazo máximo de 90 dias corridos após a nota de empenho emitida pela Secretaria Municipal de Saúde.


O Castra Móvel, trata-se de um veículo adaptado a serviços veterinários específicos para execução de castração de cães e gatos. E será adquirido com dinheiro proveniente de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Ulysses Moraes.


“As voluntárias da causa animal nos relataram que não existem abrigos que recolhem os cães e gatos na cidade, por isso esse castra móvel seria de extrema importância. E temos que destacar ainda que isso resolveria não apenas o problema de controle populacional dos animais, mas também proporcionaria uma melhor condição de vida a esses bichinhos”, disse Moraes, em fevereiro deste ano, quando fez a destinação da emenda no valor de R$ 200 mil, e que já se encontra na conta do município, aguardando a aquisição.


De acordo com levantamento feito por ONGs que atuam na defesa dos animais, por mês mais de 60 animais são castrados com recursos oriundos de doação ou com realização de promoções sociais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. E que nas grandes cidades, a cada 5 habitantes há um cachorro, dos quais 10% estão abandonados.


São animais que vagam pelas ruas com fome, sede e muitas vezes doentes, provocando um problema de saúde pública, pois podem transmitir, por meio da mordida, doenças como raiva, que não tem cura.

O Castramóvel é um Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos. Oferecendo castração gratuita de animais por meio de um procedimento cirúrgico a ser realizado por um Médico Veterinário na Unidade Móvel Veterinária.

Quando adquirido, o Castra Móvel garantirá a castração gratuita de animais. A ideia é que o veículo percorra todos os bairros de Primavera do Leste.

 

A castração

Uma cadela entra no cio a cada 6 meses e uma gata a cada 3. Se fizermos as contas, ao longo de 10 anos, vamos chegar a números muito assustadores. Imagine uma cadela tendo uma média de 12 filhotes por ano (em duas gestações). Em 10 anos, essa cadela poderá dar origem a mais de 80 milhões de animais.

Além de ser solução eficaz para reduzir o número de animais de rua, a castração de fêmeas até os 7 meses (antes do primeiro cio) também reduz o risco de problemas de saúde (reduz em 80% o risco de câncer de mama e evita doenças venéreas, como o tumor venéreo transmissível).


O exemplo da Holanda

Um belo exemplo de política pública vem da Holanda. Recentemente, o país se tornou o primeiro do mundo a zerar o número de cães vivendo nas ruas. Para quem acha que a situação por lá é muito mais fácil, não é bem assim. No século XIX, o país enfrentou um seríssimo surto de raiva provocado, pela enorme quantidade de cães abandonados. E aprendeu com a história. A Holanda criou um plano de governo baseado em 4 pilares, sem precisar recorrer ao sacrifício de animais ou a abertura de canis públicos.


O plano holandês incluiu:


1) a criação de leis severas contra o abandono de animais (3 anos de prisão e multa de 17 mil euros para quem maltrata ou abandona animais de estimação);

2) realização de campanhas de castração e de conscientização da população;

3) cobrança de um alto imposto a ser pago por aqueles que compram cachorros de raça, promovendo a adoção de cães abandonados;

4) incentivo da castração gratuita de animais de estimação.

 

Abrigo

Defensoras da causa animal voltaram a participar da sessão da Câmara de Primavera do Leste, para cobrar mais atenção dos legisladores e também a construção de um abrigo. Sobre a pauta, o vereador Manoel Mazzutti destacou que o projeto de construção se encontra em fase de levantamento.


“A Batalha foi árdua para definir o local onde o abrigo será construído, área está definida o projeto se encontra em fase de levantamento de custos, e nós teremos sim, um centro de proteção a animais. É logico que não podemos pensar que será apenas para cães e gatos, há uma infinidade de animais, para ser atendido. Estamos atrás e vamos concretizar o mais rápido possível”, disse o presidente da casa de leis.


Fonte: Clique F5

Direto da redação do JL Notícias

0 comentário
bottom of page