top of page

Pesquisa mostra que população gosta de morar em Paranatinga (MT)


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico da Informação – ITEC, no início deste mês, mostra que o paranatinguense é feliz no lugar onde mora. Dentre as pessoas ouvidas, quase 71% se sentem satisfeitas e aproximadamente 7% se sentem muito satisfeitas - ou seja, 78% gostam de morar no município de Paranatinga.


O levantamento também avaliou serviços básicos como limpeza pública, abastecimento de água e saúde, sob responsabilidade do prefeito Josimar Marques Barbosa. Somados os resultados, 81% aprovam o serviço de coleta de lixo, sendo que 57% consideram bom, 12% avaliam como ótimo e outros 12% acreditam que as ações são regulares positivas.


Já a soma dos que aprovam o serviço de abastecimento de água chega a 75%. Deste grupo, 52% sustentam que o serviço é bom e atende às necessidades da população; quase 12% consideram ótimo; e mais 11% responderam que o abastecimento é regular positivo.


Mas, nem tudo é perfeito para as pessoas que participaram da pesquisa. Em relação à saúde, 38% dizem que o atendimento é péssimo e apenas 17% avaliam como bom. A reclamação mais comum, compartilhada por 70% entrevistados, é a má qualidade do atendimento prestado nas unidades de saúde. Apesar de ruins, os números parecem acompanhar a média nacional, pois, segundo um estudo recente, 87% dos usuários do SUS estão insatisfeitos com os serviços oferecidos.


Vale ressaltar que os resultados positivos da pesquisa vêm ao encontro de uma conquista importante do município. Em 2015, Paranatinga ocupava o 112º lugar no ranking de qualidade de gestão fiscal do Tribunal de Contas do Mato Grosso – TCE/MT. Agora, subiu para a 57ª colocação. Essa é a melhor posição ocupada pelo município desde 2011, quando o ranking foi criado.


Além disso, a gestão do município tem investido em algumas ações que buscam melhorar a qualidade de vida e podem ter interferido na pesquisa do ITEC. No ano passado, por exemplo, fez a manutenção da rede de iluminação da cidade, ampliou a iluminação pública e adquiriu mais um caminhão de lixo. As pessoas ouvidas disseram que o serviço de coleta acontece de forma regular e “passa sempre nos dias certos”.

Paranatinga se destaca economicamente pela produção de soja, arroz e mandioca, além de outros cultivos. O município tem uma área agricultável de aproximadamente 1 milhão e duzentos mil hectares, contando, hoje, com uma área plantada de 270 mil hectares. Na pecuária, chama atenção o número de cabeças de gado: cerca de 440 mil, o que demonstra um potencial de crescimento.


A pesquisa de avaliação de gestão foi realizada com base em um questionário estruturado, aplicado em diversos bairros. Responderam às perguntas usuários dos serviços públicos com idade igual ou superior a 16 anos. O Instituto ITEC, responsável pelo estudo, atua no ramo de levantamento de dados há 17 anos e tem experiência em pesquisas eleitorais, de avaliação de gestão e de opinião.


Através dessa avaliação, busca-se construir espaços de diálogo, identificar as demandas da sociedade e dos diversos setores que a compõe, além de incentivar uma maior participação social. Dessa forma, busca-se, também, respeitar os princípios da publicidade e da transparência.


Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.

Fonte: institutoitec



JL Notícias

O seu portal de informações

Curta a nossa página no facebook

0 comentário
bottom of page