top of page

Após aumento de 67% Covid-19, prefeitura restringe horários e determina fechamento de comércios



A prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, restringiu o horário de funcionamento dos comércios e impôs novas medidas de combate à Covid-19. Os estabelecimentos que desobedecerem o decreto poderão ser interditados por cinco dias.


Entre os dias 17 e 26 deste mês, o número de casos no município passou de 245 para 409, um aumento de 67%. A quantidade de internações de pacientes contaminados também cresceu de forma significativa, em 10 dias, subiu de 27 para 39 e as Unidades de Terapita Intensiva (UTI’s) seguem atendendo no limite da capacidade.

Com isso, Barra do Garças entrou na classificação de risco muito alto de contaminação pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves alertou que o município pode sofrer com uma terceira onda da doença.

A partir do novo panorama epidemiológico registrado nos últimos dias, o prefeitura editou um novo decreto municipal, que contém novas normas de restrição, tais como:

  • Restrição de circulação de pessoas pelas ruas de 6h até às 23h

  • Funcionamento das atividades econômicas, de segunda a sábado, entre as 6h e 23h

  • Todas as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 30% da capacidade máxima do local

  • Atividades e locais como farmácias, serviços de saúde, transporte coletivo, transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi ou aplicativo, indústrias, etc. não ficam sujeitas às restrições de horário

  • Aplicação do sistema de controle de entrada restrito a 01 (um) membro por família nos supermercados, durante os horários de funcionamento estabelecidos pelo decreto municipal

  • Permissão de utilização somente de voz e violão para músicos, em bares e restaurantes que ofertarem som ao vivo

  • Proibição do consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que ocasione aglomerações em qualquer espaço público, como: escadaria do porto, cacheira, praia, Parque Estadual da Serra Azul, etc

  • Funcionamento de serviço na modalidade delivery permitido somente até às 00h59m, inclusive aos sábados e domingos, com exceção das farmácias e congêneres

  • Funcionamento de restaurantes nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 23h15m

  • O descumprimento dessas medidas por pessoas jurídicas estarão sujeitas a interdição de seus estabelecimentos comerciais pelo período de 5 dias.

Ampliação das unidades de saúde Umas das principais medidas tomadas para o combate ao vírus foi transformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em centro de referência no atendimento a pacientes com Covid-19, não só para agilizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes positivos com o vírus, mas também evitar que pessoas que procuram atendimento médico por outros motivos se contaminem no local.

A prefeitura também ampliou o número de vagas na enfermaria da UPA e criou mais 4 leitos de semi intensivo com ventiladores mecânicos, e realizou a contratação de mais médicos e fisioterapeutas especialistas em ventilação mecânica para atender pacientes intubados.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Benedito também foi transformada em centro de atendimento e triagem exclusivo para casos de suspeita de contaminação por Covid-19.


Direto da redação do JL Notícias

0 comentário
bottom of page