top of page

Governo reforça estrutura de instituições de combate a incêndios após recorde de queimadas em MT

  • Foto do escritor: JLNoticias
    JLNoticias
  • 2 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

O governo de Mato Grosso anunciou, nesta quinta-feira (1º), que reforçou a estrutura das forças de segurança com 40 viaturas e investimentos de R$ 2,2 milhões em equipamentos de segurança e reforço das operações nas localidades mais atingidas pelos incêndios florestais e com registro de desmatamento ilegal.


A medida é uma forma de tentar evitar que o estado tenha um novo recorde de queimadas como ocorreu em 2020, principalmente no Pantanal. Mato Grosso já é o estado com maior número de focos de calor no país até agora, com 2.661 focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O governador Mauro Mendes fez a abertura simbólica do início dos trabalhos de reforço ao combate aos incêndios florestais, com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Paim.

O estado também tem auxílio do Governo Federal para combater o fogo nas áreas de responsabilidade da União, como as terras indígenas e Unidades de Conservação federais. Entre as ações preventivas realizadas pelo Estado estão a capacitação, desde o início do ano, de mais de 400 pessoas só no Pantanal, formação de brigadas indígenas, militares e municipais. Também foram feitas a distribuição de cerca de 1,2 mil abafadores ecológicos e construção de aceiros mecânicos em locais estratégicos como a Rodovia Transpantaneira e Parque Estadual Encontro das Águas. Segundo o governo, a inauguração de unidades do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) na cabeceira do Pantanal, em Poconé, em Santo Antônio do Leverger e em Tangará da Serra são estratégicas para aumentar a atuação e efetividade do combate aos incêndios nesses municípios. Bombeiros Para evitar os grandes incêndios florestais durante o período mais crítico de estiagem em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) vai posicionar equipes em pontos estratégicos nos 141 municípios de Mato Grosso. A afirmação é do comandante-geral do CBM, coronel Alessandro Borges. Entregas A Sema entregou para uso imediato das equipes em campo 40 veículos locados, sendo 20 para a as equipes da Superintendência de Fiscalização para o combate ao desmatamento ilegal, e 20 para a fase de resposta comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Foram investidos aproximadamente R$ 2,2 milhões por meio de um Termo de Cooperação com a Sema-MT para a entrega de 160 roupas de proteção para brigadistas, 80 sopradores, 10 tanques de operações aéreas de 20 mil litros, 20 kits combats, 180 roupas de proteção para uso do CBM, 180 capacetes, 12 motobombas para operações aéreas. Período proibitivo do fogo O dia 1º de julho marca também a data em que começa o período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, que foi adiantada em 15 dias por decreto estadual. Com o decreto nº 938/2021, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais até 30 de outubro de 2021. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.


Direto da redação do JL Notícias

Comments


bottom of page