Deputado quer vacinação prioritária de gestantes, puérperas e lactantes: Índice alarmante de óbitos
- JLNoticias
- 27 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV), médico e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou um projeto e conta com o apoio do governador Mauro Mendes (DEM) para incluir gestantes, puérperas e lactantes no grupo prioritário da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo ele, há um índice alarmante de óbitos deste grupo.
“O governador já acionou a secretaria de saúde no sentido de ver a possibilidade de colocar gestantes como grupo de prioridade. O que nós temos é um índice alarmante, assustador, de problemas de saúde do sexto mês em diante. Nós temos gestantes que contraem Covid, aumentando óbito, tendo parto prematuro, e a vacinação estaria estendida também para as puérperas até o 45º dia, e também para mães lactantes”, defendeu o parlamentar.
Segundo o deputado, o projeto visa a saúde deste grupo pois atualmente muitos bebês tem nascido prematuros e muitas gestantes têm falecido por por pré-eclânpsia, por eclânpsia ou trombolia causados pela Covid-19.
A vacinação seria para gestantes a partir do sexto mês, puérperas até 45 dias após o parto e lactantes. “Até o governador já sinalizou esse apoio. Então certamente, o mais depressa possível. Ainda não passou pela comissão de saúde, mas com certeza a comissão dará celeridade a isso, eu sou vice-presidente”, garantiu.
De acordo com Dr. Gimenez, tanto a AstraZeneca quanto a Coronavac foram testadas em gestantes e o risco de não tomar as vacinas é maior do que o risco de tomar. “É melhor vacinar e não correr o risco do que termos óbitos fetais, óbitos maternos, bebês sem mãe ou mãe sem o filho”, finalizou.
Direto da redação do JL Notícias
Comments