top of page

Adjuvantes agrícolas otimizam aplicação de defensivos e geram economia



Se você conhece ou já procurou informações sobre a aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras, você com certeza se deparou com um termo associado ao assunto: ADJUVANTE AGRÍCOLA. Mas o que é um adjuvante?


Um adjuvante é qualquer substância química (ou um combinado de várias delas) sem propriedades fitossanitárias que é adicionado à calda de pulverização com o intuito de aumentar a eficácia dos defensivos ou modificar as propriedades físico-químicas das caldas visando otimizar a aplicação. Para cada um destes modos de ação, adjuvantes específicos são utilizados.

Para combater as pragas que atacam as lavouras, utiliza-se herbicidas, fungicidas e inseticidas, os chamados produtos fitossanitários. A aplicação desses defensivos agrícolas, porém, sofre influência de condições ambientais, como umidade relativa do ar, temperatura e vento, e também da especificidade de cada produto e das interações que apresentam quando são adicionados na calda de pulverização. É nessa hora que os adjuvantes entram em ação, contornando problemas que geram desde dificuldades operacionais até perdas financeiras, causados na maioria das vezes por fatores tais como: a má qualidade da água; a produção de espuma no preparo da calda; a deriva; a evaporação e o escorrimento da calda aplicada, dentre tantos outros. Para cada um dos problemas citados, o adjuvante deve possuir em sua formulação um ou mais componentes que atuem especificamente sobre os mesmos. Dessa forma, os adjuvantes são produtos estratégicos para aumentar a eficiência nas aplicações de defensivos agrícolas. Pensando nisso, a SELL Agro disponibiliza aos produtores rurais produtos que trazem não somente economia, mas também qualidade na aplicação em lavouras.

É por isso que contar com um parceiro especialista do campo é tão importante nestes momentos. E por isso a SELL Agro quer estar ao seu lado para te ajudar a alcançar os melhores resultados, aumentando a produtividade da sua lavoura.


Segundo Marcelo Hilário, Químico Responsável em Pesquisa e Desenvolvimento da Sell, é necessário que o produtor conheça a diferença entre cada tipo de adjuvante. Os adjuvantes da SELL Agro, fabricados em Rondonópolis (MT), passam por rigorosos testes e são aperfeiçoados segundo os estudos realizados por profissionais da área. A empresa conta com uma planta fabril com tecnologia de ponta e equipe qualificada para desenvolver os melhores produtos do mercado.

O objetivo dos adjuvantes é aumentar a eficácia no combate a daninhas, pragas e doenças; facilitando a aplicação dos produtos e consequentemente reduzindo os riscos de perdas. Ao garantirem maior controle sobre os fatores que prejudicam a aplicação, geram economia na dosagem dos produtos fitossanitários, assim como um menor desgaste dos equipamentos usados na pulverização. De acordo com dados da Embrapa, a adição de adjuvantes agrícolas em alguns casos permite reduzir a dose de herbicidas em mais de 50%.

Como acertar na escolha do adjuvante? A escolha correta do adjuvante pode aumentar substancialmente a produtividade da lavoura e, consequentemente o lucro, de cada produtor. E essa escolha deve ser feita de acordo com os produtos fitossanitários que serão aplicados (herbicida, inseticida, fungicida), as características da água a ser utilizada (pH, dureza, matéria orgânica, etc.) e os fatores ambientais (vento, umidade relativa) quando a calda será aplicada. Com base na análise dessas informações, e a ajuda de um especialista, a escolha adequada do adjuvante será um investimento em segurança operacional e na redução de custos com desperdícios na pulverização. Após analisar essas informações, a escolha do adjuvante deverá ser feita com base em um critério simples, porém fundamental: o adjuvante tem a função indicada para o problema em questão? Para responder a essa pergunta, é necessário conhecer a classificação dos adjuvantes.

Os adjuvantes são divididos em dois grupos:

  • Adjuvantes aditivos/ativadores/potencializadores: são os adjuvantes que aumentam a atividade dos defensivos quando adicionados ao tanque de pulverização. Nesta categoria se encontram os óleos minerais, os surfactantes, os organosiliconados, os sais de nitrogênio e fósforo. Atuam aumentando a penetração da calda aplicada na camada cerosa das folhas, reduzindo a evaporação das gotas pulverizadas e conferindo aderência às mesmas, evitando que sejam “lavadas” pela água da chuva ou de aplicações subsequentes. Além disso, estimulam o metabolismo das plantas fazendo com que a absorção das mesmas pelos defensivos seja aumentada, potencializando ainda mais o efeito desses produtos;


  • Adjuvantes condicionadores/modificadores de calda/utilitários: são os adjuvantes que alteram as propriedades físico-químicas da calda, sendo adicionados com o intuito de facilitar o preparo e de melhorar a aplicação da mesma. Nesta categoria se encontram antiespumantes, quelatizantes, redutores de pH, compatibilizantes e antideriva. Conforme mencionado, eles modificam a calda ajustando a mesma às características desejadas, evitando perdas e problemas de performance. Evitam perdas causadas desde a formação de espuma ou mesmo por reações entre compostos incompatíveis, as quais podem gerar a perda completa de toda a calda.

Na SELL Agro, os adjuvantes são desenvolvidos para serem do tipo “multitarefa”, isto é, para contemplarem em suas formulações um combinado das propriedades acima mencionadas. Um estudo recente realizado pelo Centro de Pesquisas Agroefetiva (Botucatu – SP) apontou ampla vantagem dos adjuvantes da SELL Agro sobre o principal concorrente do mercado. Os produtos Ares e Ophion demonstraram resultados superiores em quesitos fundamentais, tais como ação antideriva e performance antiespumante, se qualificando assim como a melhor opção no campo para evitar perdas tanto no preparo quanto na aplicação das caldas, reduzindo custos e garantindo a eficiência dos defensivos aplicados.


Sobre a SELL A Sell atua há 14 anos na formulação de adjuvantes agrícolas e conta com amplo laboratório de pesquisa, alta tecnologia de produção e equipe de engenheiros químicos e agrônomos. Para mais informações acesse: www.sellagro.com.br


Direto da redação do JL Notícias

0 comentário
bottom of page